Cauterização

 

É comum vermos cães de pelo longo com a pelagem armada, ressecada e sem brilho. Na maioria das vezes só com uma hidratação comum não conseguimos fazer com que a pelaagem tenha um caimento.

Com a cauterização de pelos isso é possível, pois ela equivale a oito hidratações de uma só vez. É importante dizer também que a cauterização não é feita somente em cães de pelagem longa. Cães de pelos curto ou semilongos também ganham outro aspecto com esse processo.

 

Vamos aos procedimentos de cauterização de pêlos

Iniciamos com o processo do banho normal usando shampoo neutro para pré-lavagem. Em seguida, passamos o shampoo anti-resíduos que tem como função uma limpeza profunda da pelagem, preparando a fibra para receber o condicionamento e a queratina. Se for necessário repita o processo. Passamos o condicionador reconstrutor que restabelece a estrutura do fio, oferecendo melhor penteabilidade. Aplicamos o produto em toda a pelagem, massageamos no sentido do comprimento por 5 minutos. Enxaguamos e, com a toalha e depois com o soprador, retiramos bem o excesso de água do animal, deixando a pelagem semi-seca e penteamos para retirar possíveis embaraçamentos.

Com os pêlos ainda semi-secos, separamos a pelagem em camadas, borrifamos a queratina, que tem como função a reposição de queratina da pelagem, e a reconstrução da fibra dos pêlos. Separamos a pelagem em camadas, novamente borrifamos a queratina em toda a pelagem de maneira uniforme, sem cometer excessos e umedecendo levemente os pêlos, em seguida penteamos. Mais uma vez separamos a pelagem em camadas para podemos aplicar o produto sua função é proteger contra altas temperaturas e reter a queratina nos fios.

Colocamos uma pequena quantidade do produto na palma da mão e com a outra mão friccionamos para espalhar e aquecer o produto. Agora o aplicamos mecha por mecha (sem cometer exagero) no sentido do comprimento do pelo, o excesso de produto na pelagem pode deixar o pelo com aspecto pesado.

Com o secador e a escova de pinos secamos e escovamos toda a pelagem.

Mais uma vez separamos a pelagem em camadas, e em pequenas mechas passamos a prancha por toda a pelagem, o ideal é usarmos uma prancha com termostato para estabilizarmos a temperatura que deve estar entre 150º à 200º dependendo da pelagem do animal. No caso deste cão, usamos na temperatura 180º.

O ideal é repetirmos a cauterização a cada quinze dias até a pelagem ficar 100% restaurada, após esse tratamento podemos fazer uma manutenção mensal.

Limpamos os ouvidos, cortamos as unhas, enfeitamos e, neste caso, colocamos dois laços com corações para valorizar ainda mais o resultado final.