Banho e Tosa de cães

 

Por que tosamos os animais?

O banho e a tosa são feitos em primeiro estágio por uma questão de higiene do animal e do ambiente familiar em que ele vive e, em segundo plano, por questões estéticas. No segundo império francês é que surgiram os primeiros "tosquiadores", ou seja, os tosadores de hoje. A moda do poodle entre a burguesia da época colaborou muito para o nascimento do trabalho da tosa. Dessa época é que vem a tosa leão, praticada ainda hoje nas exposições. A primeira coisa que se observa num cão é sua pelagem. Os pêlos do animal refletem sua saúde, daí a importância dos cuidados com eles.

 

Qual a importância da escovação?

A escovação deve ser realizada rotineiramente pelos proprietários de cães, pois evita a formação de bolos de pêlos. Quando os animais chegam muito embolados para o banho, devem ser retirados todos os nós da pelagem, o que causa muito desconforto e dor ao animal, por isso, muitas vezes, só resta a tosa total para evitar este sofrimento. A escovação em casa deve ser feita pelo menos a cada dois dias. A cada edição você terá informações sobre uma raça diferente em relação aos cuidados com a pelagem, a saúde dos pêlos, a forma como o cão é tosado no salão de banho e tosa e outras dicas importantes.


Yorkshire Terrier

Esta raça merece uma atenção especial no que diz respeito a seus pêlos que devem ser finos e sedosos na textura. A pelagem deve transmitir brilho e estar caída nos lados do corpo, até o chão, dividida por uma risca que parte do nariz até a cauda. Nesta raça, a escovação deve ser praticada diariamente com uma escova apropriada, encontrada facilmente em petshops. Profissionais da área de estética canina costumam dizer que se você fica uma semana sem escovar um cão de pelagem longa, perde-se o trabalho de um ano. A pessoa que compra um exemplar desta raça deve procurar sempre um cão com pelagem bonita e longa, e o mais importante, observar as características dos pais.

Na tosa, o profissional realiza uma tosa higiênica - patinhas, barriga e genitais com a máquina, e utiliza uma tesoura curva para arredondar os pêlos do corpo todo. Posteriormente, o animal é banhado com shampoos específicos e condicionador - é dada uma importância muito grande ao banho para que se possa valorizar a pelagem. É importante a realização de pelo menos uma hidratação de pêlos por mês, realizada pelo profissional de estética canina, no salão de banho e tosa. Não se devem utilizar produtos humanos e, sim, cosméticos veterinários de boa qualidade.

 

 

por Antônio Neto
Esteticista Canino

Fonte: www.ciaem.org.br